NOSSO ADVERSÁRIO
Eu não quero nestas linhas que passo a escrever, de maneira nenhuma deixar em evidência algum poder ou outro, de fazer alguma coisa ou outra que tem o adversário de nossas almas, (o diabo), nomeado assim em I Pedro 5.8. Não. De maneira nenhuma evidenciarei seus feitos maléficos no decorrer da história da humanidade. Se o fizesse, poderia eu talvez estar até dando uma certa “glória” para ele.
Mas, definitivamente, sim, gostaria de alertar a possíveis desavisados que ele, (o diabo) não está parado num cantinho olhando e esperando o dia da sua condenação, que já foi estabelecida com a vitória certeira e gloriosa do Filho de Deus na cruz. Quero aqui advertir com amor e carinho a tantos quanto puder.
Em I Pedro 5.8, já citado linhas acima o versículo completo diz assim: “Sede sóbrios e vigiai. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como um leão, procurando a quem possa devorar”. Esse alguém a quem possa devorar é o desatento, o que não vigia, o que não fica firme. Tiago 4.7 diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.
A palavra resistir foi tomada como exemplo, porque era designada aos sentinelas que eram incumbidos de vigiar o acampamento. Tinham a responsabilidade de ficar de pé e vigiar, e não de atacar o inimigo, se o fizessem provavelmente morreriam sem conseguir avisar suas tropas da chegada dos inimigos, estando atentos resistindo ao sono, ao cansaço, à escuridão da noite, o calor do dia, enfim; todas as adversidades atribuídas a alguém que precisa resistir.
Precisamos estar atentos, alertas e vigilantes porque os dias são maus e não nos esquecer que temos um inimigo atuante e que não vacila, nas oportunidades que tem de devorar alguém. É para ficarmos com medo? Não. Mas, sóbrios e vigilantes, porque se a Bíblia que é nossa regra de conduta e fé, nos adverte, é porque faz bem para nossa saúde espiritual.
Sendo assim, prestemos a devida atenção no que diz II Coríntios 2.10 e 11, uma dica muito importante que o Apóstolo Paulo, movido pelo Espírito Santo deixou para nós.
Com amor do Senhor e carinho do seu irmão em Cristo.